Carnaval no Brasil é sinônimo de festa, música e diversão. E isso vale tanto para quem já assistiu ao vivo, como para quem acompanha tudo pela tv. Porém, esta enorme e colorida festa popular esconde algumas facetas terríveis.
Os desfiles das escolas de samba atraem visitantes do mundo inteiro, encantados com o samba e as cores das fantasias. Poucos se questionam sobre a origem de tantas plumas e penas que adornam os corpos das musas dos desfiles.
Existe por trás de tanta beleza uma indústria cruel que provoca dor e sofrimento. Gansos e faisões são procriados em cativeiro para terem suas penas arrancadas. E sofrem, tanto vivendo em prisão, como na hora de arrancar as penas, o que é feito com violência. Assista ao vídeo abaixo se tiver coragem. [Cenas fortes]
Uma petição online criada ano passado, e que ainda está no ar, pede que as escolas de samba deixem de usar penas e plumas de animais em suas alegorias e fantasias de Carnaval.
O Carnaval do Brasil será mais belo se você ajudar a parar o sacrifício destes pobres animais. Clique aqui para assinar a petição “Pelo fim do uso de penas e plumas nos desfiles de carnaval”.
“Se nós, humanos, desejamos ser respeitados, comecemos então, por favor, a ter mais respeito pelos animais não humanos que não tem como se defender da maldade humana.” A petição continua fazendo um apelo a favor de “um carnaval mais ético, mais justo e mais alegre”.