Os protetores de animais instalaram vários Abrigos Itinerantes, em alguns pontos de Montes Claros, para aliviar os impactos do frio. A iniciativa é de um grupo independente de criadores de animais. A acadêmica do curso de veterinária Camila Helen Castro Maia, explica que através do trabalho voluntário foram arrecadadas doações e construídas essas casas, de papelão, mas como todas condições para receber os animais. No local também foi colocada água e ração. Ela garante que é uma estrutura sustentável, além de acessível financeiramente.
A pretensão era deixar esses abrigos permanentes, para os animais enfrentarem tanto o frio, calor e chuvas, pois eles são revestidos de plástico. Porém, o vandalismo impressiona. Os abrigos instalados na praça da Catedral e no bairro Delfino Magalhães foram danificados e até levados por desconhecidos. Na praça Doutor Carlos, um viciado em drogas estragou um dos dois abrigos, assim como uma cachorra pariu seus filhotes e ele passou a jogar esses filhotes pra cima. Isso desagradou muitas pessoas que estavam no local e levou os protetores independentes a se deslocarem para o local com urgência.
Os abrigos foram espalhados em pontos estratégicos da cidade, como praças da Matriz, Estação, São José, Catedral, Delfino Magalhães, Rotatório do Parque Municipal e praça Doutor Carlos. Os organizadores pretendiam espalhar mais abrigos em outros pontos da cidade, a partir de doações junto a comunidade. Camila Helen afirma que a pretensão é deixar esses abrigos todos os sábados. Ela reconhece que a população de animais nas ruas de Montes Claros é muito grande, mas pelo menos procurará aliviar a situação provocada pelo frio.
Fonte: Gazeta Norte Mineira