Abril laranja, o mês de prevenção contra a crueldade animal

Evitar a crueldade contra os animais vai muito além de cuidarmos com amor dos nossos pets e de nos assustarmos quando nos deparamos com qualquer tipo de maus tratos. E quando falamos em animais, falamos de todas as espécies, não apenas de cães, gatos, cachorros, pássaros, que convivem com a gente há milhares de anos, dentro da nossa casa.

No Brasil, é possível realizar denúncia de maus tratos que é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Você pode denunciar no órgão público competente da sua cidade nos seguinte setores: trabalho de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente.

Mas uma pesquisa do Ibope feita com 2 mil internautas brasileiros aponta que 92% já presenciaram maus-tratos contra animais e que somente 17% denunciaram as práticas. 

Os dados também mostraram que 82% dos entrevistados afirmaram estar engajados com a causa animal e que, além disso, 67% dos internautas pesquisados afirmam já ter presenciado animais abandonados em suas cidades.

Por outro lado, apenas 32% afirmaram já ter feito o resgate de animais e somente 30% adquiriram seus pets em eventos de adoção, apesar de 44% das pessoas argumentarem que a melhor forma de ter seu primeiro pet seria adotando.

Os dados colhidos apontam ainda que 74% dizem que entregariam seu animal para adoção se realmente não tivessem condições de continuar com ele e que a falta de espaço e custos elevados são causas apontadas para não ter mais o animal de estimação.