Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, em Montes Claros existem mais de 70 mil cães e gatos abandonados nas ruas da cidade e área rural. Esses animais, além de ficarem expostos a acidentes e doenças, também acabam sofrendo maus-tratos. É nessa hora que as entidades de proteção entram em ação para garantir os direitos dos bichinhos. Uma delas, que durante muito tempo atuou em prol da vida animal foi a Sociedade Norte Mineira Protetora dos Animais.
SNMPA
Fundada em 1987, a Sociedade Norte Mineira Protetora dos Animais (SNMPA) surgiu através da iniciativa de pessoas que se preocupavam com os animais e teve como referência uma palestra feita em Montes Claros pela Sociedade Mineira Protetora de Animais. A partir desse feito, a SNMPA trabalhou durante anos na luta para proteger e garantir que a lei em defesa dos bichos fosse cumprida.
A sociedade teve ao todo sete presidentes, entre eles Virginia Abreu de Paula, que foi sócia fundadora, além de associada da instituição até 2012. A ex-presidente relembra como eram as atividades desenvolvidas pelos voluntários da entidade no período da sua gestão.
– Todos nós éramos voluntários e era uma entidade sem fins lucrativos, que tinha o principal objetivo de trabalhar na defesa dos animais e na proteção deles, com educação e orientações sobre como cuidar e fazer com que a lei fosse seguida. É que na época ninguém sabia da existência de uma lei. Mas, o problema maior é que não tínhamos abrigo para os animais, faltava muita coisa para a entidade funcionar bem. Sem verba e sede, fazíamos o possível para pelo menos mantê-la em atividade – comenta Virgínia, cujo trabalho é tido como dos mais completos à frente da entidade ao lado de outras companheiras que ela faz questão de destacar.
– Na minha gestão, foi muito importante a participação de Cleonice e de Dora, que eram fiscais. As duas fizeram um trabalho voluntário incrível, indo até as casas das pessoas, tirando dúvidas sobre o tratamento aos animais e resgatando aqueles que estivessem em situação de risco – acrescenta Virgínia.
INSTITUTO VIDA ANIMAL
Em 2004, a SNMPA passou a se chamar Instituto Vida Animal (IVA) e continuou exercendo o papel de proteção dos animais. Durante esses anos a entidade conseguiu muitas melhorias para suas ações em Montes Claros.
– Todas as melhorias foram conseguidas pela SNMPA. As condições do Curral Municipal melhoraram muito. A situação dos animais em gaiolas, no mercado, também. Antes dessas melhorias, eles ficavam jogados no chão, debaixo de sol quente e sem alimentação. Vitória nossa – ressalta a ex-presidente Virginia de Paula.
ATIVIDADES ENCERRADAS?
No Instituto Vida Animal o atual presidente é Paulo Roberto Oliveira, que começou a gestão em 2004 e continuou em 2012. Paulo explica que a ONG ainda existe, mas atua de forma restrita e que, infelizmente, devido à falta de apoio de outros órgãos, as atividades deverão ser encerradas.
– O Instituto Vida Animal ainda existe e tem sede na Casa da Cidadania, sala 01. Suas atividades foram reduzidas porque falta apoio. Hoje somos eu, Délcio César, professor de Zootecnia, e Eugênio Teixeira, que é veterinário. Acaba que temos muitos gastos e trabalho redobrado, porque usamos recursos próprios. Sem apoio, portanto, infelizmente a entidade terá que ser fechada. Mas, independentemente do fechamento, nunca vamos deixar de cuidar dos bichos e prezar pela melhoria no seu tratamento – afirma o presidente.
Fonte: onorte.net