Blitz flagra peixes mortos no Cintra e Copasa é multada

Uma blitz realizada no final da tarde de quinta-feira (18) no Córrego do Cintra pelo Grupamento Tático Ambiental da Guarda Municipal de Montes Claros flagrou peixes mortos, em crime ambiental que está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Wellington José de Araújo, coordenador da Secretaria Municipal de Defesa Social explica que os moradores denunciaram o crime ambiental e pediram a presença do grupamento. Com a constatação da situação, a equipe chamou os fiscais de meio ambiente, que coletaram o material e tomarão as providencias para identificar quem é responsável pelo crime.

O que tem preocupado é que esse crime tem sido comum no Córrego Cintra, na área da Praça das Tilápias, pois nos dias 31 de maio e 3 de junho o Grupamento Tático Ambiental fez autuações no local. Wellington José afirma que esses casos recorrentes evidenciam a importância de descobrir a causa dessa mortandade de peixes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, justifica que, em vistorias realizadas, ficou constatado o grande descarte de água na rede de drenagem. Foram solicitados esclarecimentos por parte da Copasa, que alega não ter contribuído para o problema. No entanto, no relatório elaborado, a Copasa confirma que nos dias 25 e 30 de maio ocorreram lançamentos de águas de lavagem das câmaras de reservatórios em rede de drenagem que deságua no poço das Tilápias. Por causa disso, a Copasa foi autuada com multa simples de natureza gravíssima.

Ontem de manhã (19) a assessoria de imprensa da Copasa informou que não contribuiu para o caso e se manifestará no processo que foi aberto e que tramitará no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).

Fonte: Gazeta Norte Mineira