Animais do bairro Maracanã e região recebem a coleira gratuitamente
Objetivo é evitar contato com insetos transmissores da doença.
O Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros, Norte de Minas, inicia nesta segunda-feira (11), o encoleiramento gratuito de cães na região do Grande Maracanã. O objetivo é evitar que os animais tenham contato com insetos transmissores da doença. A ação faz parte da estratégia de combate à leishmaniose visceral (calazar).
As coleiras possuem substâncias, como deltametrina, que controlam e repelem os insetos transmissores da doença.
Receberão a coleira apenas os cães cadastrados e residentes nas nas localidades: Maracanã, Vila Campos, Vila Greyce,Vila Vargem Grande, Conjunto Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, Nossa Senhora das Graças, Dona Gregória, Conjunto Habitacional Olga Benário, Vila Itatiaia, Conjunto Habitacional José Correia Machado e Alterosa.
Montes Claros é a única cidade de Minas a participar da pesquisa de utilização de coleiras repelentes. A cidade foi analisada pelo Ministério da Saúde e escolhida de acordo com a gravidade da doença em humanos. Entre 2009 a 2013, foram confirmados 106 casos humanos da doença, com seis óbitos. Em 2014, até o momento foram confirmados cinco casos humanos. No período de janeiro de 2012 a julho de 2014 foram examinados 46.794 cães, e 4.552 (9,7%) estavam reativos para calazar.