A Câmara Municipal realiza mais uma audiência pública, para tratar de tema relevante. Desta vez, às 19h desta quinta-feira, no Plenário da sede própria, para debater sobre a situação dos animais abandonados em Montes Claros. O problema tem sido abordado com certa insistência, da tribuna, nas reuniões ordinárias, pelos vereadores. O objetivo é buscar meios para tentar pelo menos amenizar o quadro, como o aumento do número de animais espalhados pelas ruas, com risco de causar acidentes de trânsito, além de doenças. A audiência pública foi proposta pelos vereadores Marcos Nem, do PSD, presidente do Legislativo, Valcir da Ademoc, do PTB, porta-voz da administração municipal e Sérgio Pereira do PSL.
Embora estivesse sendo tratada desde o início do atual mandato, a questão ganhou mais destaque a partir da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Montes Claros, há poucos dias, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus Tratos dos Animais da Câmara dos Deputados. Ela esteve na cidade a pedido da deputada Raquel Muniz, do PSC, em que discutiu-se o problema com detalhes. Durante a reunião, mostrou-se que a situação também é complicada na cidade e há necessidade da união de esforços, do poder público e da sociedade, com a finalidade de mudar esta realidade. Uma das medidas que está sendo colocada em prática pela administração municipal é a castração de cães, para impedir o aumento da população destes.
Os vereadores decidiram realizar a audiência para discutir a situação com mais profundidade com as partes diretamente interessadas, com o propósito de buscar meios para amenizá-la.
“Venho tratando deste problema desde o início do mandato, por entender que se agrava com o passar do tempo e temos que buscar alternativa para evitar que se complique de vez. Não podemos ficar de braços cruzados”, sustenta Sérgio Pereira, integrante da bancada ruralista.
Convidados
Para a audiência pública foram convidados: o prefeito Ruy Muniz, do PSB; a promotora pública Aluísia Beraldo Ribeiro; o Secretário do Meio Ambiente, Edvaldo Marques; a Secretária de Saúde, Ana Paula Oliveira Nascimento; a Deputada Federal Raquel Muniz, do PSC; o professor da UFMG, Délcio Cordeiro Rocha; representantes do Centro de Controle de Zooneses (CCZ) e das ONGs Apelo Canino e Jovens Educadores Ambientais, da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, IBAMA e IEF.
Fonte: JN Jornal de Notícias