Com objetivo de legalizar a atividade dos carroceiros, melhorar as condições de trabalho da categoria, ajudar a cuidar dos animais, ceder ou financiar ferramentas de trabalho imprescindíveis para que possam exercer a função com dignidade, começa na segunda-feira, dia 18, a realização de ações que visam colaborar com a organização da categoria na cidade. Inicialmente, será feito o emplacamento, para depois e após, os animais terão assistência veterinária, estrutural, prática e técnica.
Além de cadastrar, a Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb) registrará o número da placa nos animais, que serão ferrados com nitrogênio (a frio). A legalização vai permitir uma melhor fiscalização e vai evitar que os carroceiros façam descartes fora dos Centros de Apoio Simplificado para Carroceiros (CASCOS), onde o entulho deverá ser despejado. “O cadastramento e o emplacamento são o primeiro passo da parceria entre a Prefeitura e os carroceiros. A nossa ideia é apoiá-los, porque são agentes importantes na limpeza da cidade”, frisou o presidente da Esurb, Leonardo Andrade, ao informar que os carroceiros são responsáveis pelo recolhimento de cerca de 70% dos entulhos espalhados pela cidade.
Além de cadastrar, emplacar e vacinar os animais, a Esurb vai criar, de imediato, três espaços modelos de CASCOS que estarão disponíveis para que os carroceiros possam descarregar os entulhos recolhidos pela cidade. Quem desobedecer às regras terá o animal e a carroça apreendidos, com cobrança de taxa diária. Denúncias poderão ser feitas através de um disque-denúncia, gratuito, a ser disponibilizado pela administração, em breve.
Atualmente existem 1.700 carroceiros em Montes Claros, mas números extraoficiais indicam a existência de cerca de 3000 profissionais. O projeto de legalização da profissão contará com importantes parceiros como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA),a FUNORTE e a UFMG, responsáveis por ajudar no cuidado com a saúde dos animais.
A Esurb fica à Avenida Norival Guilherme Vieira, 165, no bairro Ibituruna. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3212 1015.