Cobra cipó de um metro é capturada em telhado de varanda em Montes Claros

Réptil foi encaminhado ao Cento de Triagem de Animais Silvestres; analista ambiental explica que veneno desta espécie é liberado apenas durante a ingestão das presas.

Corpo de Bombeiros capturou uma cobra com cerca de um metro de comprimento em Montes Claros, nessa terça-feira (8). O animal estava no telhado da varanda de uma casa, no Bairro Alto da Boa Vista.

Segundo os bombeiros, o réptil era uma cobra cipó; uma espécie comum na região. Ela foi capturada e levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

De acordo com o analista ambiental do Cetas, Daniel Dias, a cobra cipó é considerada venenosa, mas o veneno dela é voltado às pequenas presas. “Ela não tem capacidade de liberar o veneno em seres humanos, pois os dentes que possuem o veneno estão localizados mais atrás na boca dela. O veneno, geralmente, é liberado quando ela faz a ingestão da presa. Este veneno ajuda a digerir a alimentação”.

O analista explicou também a cobra capturada chegou ao órgão com alguns cortes na pele. “Ela foi avaliada por uma veterinária e medicada. Hoje ela está com curativos e ficará alguns dias em recuperação. Nós buscamos reinserir esses animais o mais breve possível à natureza. Já os capturados em cativeiro, tem todo um trabalho de adaptação para depois serem liberados”, disse.

Por G1 Grande Minas