Começa vacinação antirrábica no Norte de Minas

Vinte e dois municípios do Norte de Minas que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já iniciaram a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016. Em nível nacional, ela começou nessa quarta-feira (10/8), mas os municípios têm autonomia para definir a realização dos trabalhos nas suas respectivas zonas urbanas e rurais, desde que concluam as atividades num período máximo de 45 dias. Desde o último dia 1º, a Campanha de Vacinação Antirrábica já está sendo realizada nos municípios de Josenópolis, Matias Cardoso e Nova Porteirinha.

No início desta semana, as atividades começaram em Berizal, Indaiabira, Fruta de Leite, Itacambira e Jaíba. Já nessa quarta-feira (10), outros 14 municípios norte-mineiros iniciaram a imunização: Coração de Jesus, Cristália, Curral de Dentro, Guaraciama, Janaúba, Jequitaí, Juramento, Montezuma, Novo Horizonte, Olhos D’Água, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santa Cruz de Salinas e Verdelândia. Neste sábado (13), a vacinação começa em Bocaiúva e Lagoa dos Patos. Entre os dias 15 e 17 de agosto, a campanha terá início em outros 20 municípios norte-mineiros.

Já em Montes Claros, a Campanha será a partir de setembro, conforme decisão tomada pela Secretaria Municipal de Saúde. Referência técnica da vigilância em saúde ambiental da SRS de Montes Claros, Patrícia Brito lembra que, em julho, técnicos das secretarias de saúde de todos os municípios que integram a área de atuação da SRS receberam orientações sobre a realização da Campanha Antirrábica. Na ocasião, ficou definido que o repasse de vacinas aos municípios será realizado na semana anterior ao início das atividades.

PREVISÃO

A previsão é que nos 53 municípios da área da SRS de Montes Claros sejam vacinados mais de 219,5 mil cães e gatos. Montes Claros é o município que concentra o maior número de animais a serem vacinados, totalizando mais de 53,7 mil. Na sequência estão Janaúba (11.859 animais), Rio Pardo de Minas (9.603) e Bocaiúva (8.875). Os demais municípios têm menos de 8,5 mil animais a serem imunizados.

Patrícia Brito explica que a queda significativa dos casos de raiva canina e felina se deve à realização anual de campanhas de vacinação e, como consequência, observa-se a diminuição nos casos de raiva humana transmitida por esses animais domésticos. Por isso, o objetivo da Campanha é imunizar o maior número de cães e gatos no menor tempo possível (até 45 dias), impedindo que o vírus rábico alcance a população humana.

Fonte: JN Notícias