O Dia Mundial dos Animais é anualmente comemorado no Dia Quatro de Outubro. A data – celebrada desde 1931 – vem ganhando força por todos os cantos do Mundo especialmente pelo crescimento na popularidade dos animais domésticos e também pelo aumento da consciência e do respeito em relação à vida animal.
Escolhido por ecologistas durante uma convenção na Itália, este dia não é um acaso, mas também uma referência a São Francisco de Assis, Santo conhecido por proteger os bichos, a natureza e os menos favorecidos.
São Francisco de Assis
O Dia de São Francisco de Assis, também celebrado em 04 de outubro, relembra sua dedicação àqueles que necessitavam de ajuda. Sempre ao lado de pessoas pobres e animais injustiçados, Giovanni di Pietro di Bernardone (seu nome de batismo) foi um jovem rebelde que posteriormente se dedicou à vida religiosa, tornando-se um frade católico.
Italiano, Giovanni fez um voto de pobreza, deixando para trás qualquer tipo de luxo e, a partir de suas novas experiências, criou a Ordem dos Franciscanos, considerada um avanço para o catolicismo da época.
São Francisco foi canonizado no ano de 1228, menos de dois anos após sua morte, sendo nomeado o Padroeiro dos Animais pelo Papa Gregório IX.
Que os ensinamentos de amor, respeito, compaixão e cuidado com todos os seres vivos, disseminados por São Francisco de Assis, estejam vivos em nossos corações. Pois, antes de tudo, devemos ter gratidão por tudo que Deus nos deu, e a melhor forma de demostrar nosso amo é respeitando e amando o nosso próximo, seja quem for.