Entre o cativeiro e a liberdade

O Cetas de Montes Claros recebe, anualmente, cerca de 2.000 animais silvestres

Novo Cetas será construído em Montes Claros com mais espaço para recuperar animais

Montes Claros e região ganharão um novo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que será capaz de receber um número maior de indivíduos que receberão tratamento adequado para depois retornarem à natureza.

A nova unidade será totalmente administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e irá funcionar em parte do terreno onde ficava o Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo, que teve as atividades finalizadas em janeiro de 2017.

O Cetas terá a capacidade ampliada em 50%, passando a receber cerca de 3 mil animais silvestres por ano – hoje são atendidos 2 mil. A previsão é a de que as obras no novo terreno sejam concluídas até dezembro de 2021, com início da operação em 2022.

Segundo o IEF, as ações desenvolvidas por meio dos centros de triagem possibilitam a soltura de mais de 70% dos animais em áreas rurais previamente cadastradas pelo instituto para essa finalidade.

A nova estrutura irá aumentar a capacidade para oferecer melhores condições para a recuperação de animais provenientes da entrega voluntária por particulares e das ações de fiscalização e de resgate.

O projeto prevê ainda a construção de um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, uma quarentena para isolamento dos animais recém-chegados e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies.

“A implantação do novo centro de triagem de animais silvestres em Montes Claros trará muitos ganhos para os trabalhos de recebimento, triagem, recuperação, reabilitação e destinação da fauna silvestre vítima do tráfico e outros impactos decorrentes da ação humana”, afirma o analista ambiental do Ibama/MG Daniel Filipe Dias.

TAC AMBIENTAL

A implantação do Cetas é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado pela Sada Bioenergia e Agricultura Ltda., no âmbito do seu licenciamento ambiental, com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo.

A estrutura atual do Cetas Montes Claros funciona nas edificações do Ibama e é compartilhada com o IEF. Os animais que chegam à unidade são recepcionados e manejados por biólogos e médico veterinário, com a finalidade de reintroduzi-los no ambiente natural.

Minas conta atualmente com três Cetas – um em Belo Horizonte, um em Juiz de Fora e o de Montes Claros.

Fonte: O Norte