Com as festas de final de ano, as chances de acidentes envolvendo perda de animais de estimação aumentam muito, principalmente em função do pânico gerado pelas frequentes queimas de fogos de artifício, o que assusta e leva os animais a tentar fugir para o mais longe possível.
O dono responsável evita este tipo de situação, garantindo condições de segurança, evitando ambientes muito barulhentos que podem provocar o descontrole no animal.
Aqui vão algumas dicas para manter seus bichos a salvo durante festividades:
* Nunca deixe seu bicho sozinho fora de casa. Cães, especialmente, podem escapar e se perder.
* Verifique se os muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e se são adequados para conter eventuais fugas do animal.
* Certifique-se de que quaisquer objetos afiados sejam removidos das proximidades.
* Ligue o rádio ou a TV e aumente aos poucos o volume de tal forma que se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
* Não leve os animais para shows de fogos.
* Coloque uma coleira com plaquinha de identificação no cão ou gato, com o número do telefone da sua casa e celular. A coleira do gato deve ser elástica para impedir que ele fique preso em um galho ou outro objeto.
* Em caso de viagem, procure alguém de confiança para cuidar dele. Ou mesmo um hotelzinho apropriado para animais. Deixe seu telefone de contato, da sua família e do veterinário.
* Não deixe seu bicho dentro do carro sozinho. Mantenha o animal preso pela coleira ou na caixa de transporte caso tenha que sair com ele.
* Consulte o veterinário sobre a possibilidade de aplicar uma sedação ou utilizar um calmante, se necessário. Fobia de barulho pode ficar pior à medida que o animal envelhece. Em alguns casos, dar um sedativo leve ou tranqüilizante é a melhor saída para acalmar os medos de um cão ou gato extremamente estressado.
* Também não se esqueça de já pegar o telefone de emergência com o doutor para o caso de uma necessidade durante as festas, além é claro, da recomendação de uma clínica que atenda 24 horas. Só para se garantir!
* Vale lembrar que, pela Lei dos Crimes Ambientais 9605/98, abuso e maus-tratos para com os animais é crime.
Boas Festas!