O objetivo é evitar transtornos para idosos, crianças, pessoas com deficiências e animais, que sofrem tanto com o barulho provocado pelos fogos.
Nesta próxima terça-feira, 29/10, a partir das 09h será votado na Câmara Municipal de Montes Claros o Projeto de Lei 86/2019 do vereador Fábio Neves (PSB), que proíbe a soltura de fogos com ESTAMPIDOS na cidade.
Os fogos de artifício sem barulho vem sendo uma grande preocupação de diversas pessoas defensoras dos animais, assim como daqueles que se preocupam com a inclusão e o bem-estar das pessoas com autismo, já que elas costumam ser mais sensíveis a sons altos e a explosão dos fogos costumam deixar-lhes muito agitados.
Além de afetarem a audição de bebês e idosos, os fogos também machucam o ouvidos de pets, como cachorros e gatos. Por terem uma capacidade auditiva 5x maior que a dos humanos, os animais, quando expostos aos fogos, têm o tímpano machucado e podem até ficar surdos. Eles ficam muito estressados com o barulho e podem se machucar ao tentarem se esconder.
Os danos são encontrados tanto nos animais de estimação quanto nos animais selvagens, a começar pelos pássaros. Com as explosões repentinas, as colônias que estão descansando, ao ouvirem os barulhos, têm uma reação instintiva de fuga que, combinada com a falta de visibilidade, causam a morte de muitos exemplares decorrentes do choque com as estruturas urbanas (casas, luzes de rua, carros, etc) durante os voos.
Por que fazer tanto barulho, se é possível promover uma festa igualmente linda sem os estrondos pirotécnicos?
Fogos de artifício silenciosos existem e cada vez mais um número crescente de cidades no mundo inteiro estão optando por este tipo de espetáculo.
Muitas cidades do Brasil já baniram o uso de fogos de artifícios barulhentos, Montes Claros precisa ser mais uma delas!