Maior parte dos bichos foi apreendida em operações de combate ao tráfico de animais silvestres. A soltura ocorreu nesta quarta-feira (2) na zona rural de Januária (MG)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) devolveram 163 animais silvestres à natureza. A soltura ocorreu nesta quarta-feira (2) na zona rural de Januária (MG).
Os animais são fruto de entrega voluntária e recolhimento. Mas, segundo o Ibama, a maior parte deles foi apreendida em operações de combate ao tráfico de animais silvestres.
Foram soltos 50 papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), 23 araras-canindé (Ara ararauna), oito azulões (Cyanoloxia brissonii), 51 maritacas (Psittacara leucophtalmus), seis iguanas (Iguana iguana), dois quatis (Na sua Nadia), 21 galos-de-campina (Paroaria dominicana), um gambá (Didelphis albiventris), um golinho (Sporophila albogularis) e um gato-palheiro (Leopardus colocolo).
Segundo a assessoria de comunicação do Ibama, o lugar escolhido faz parte do Projeto Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). Esses locais são previamente cadastrados e vistoriados pelos dois institutos. As áreas apresentam as condições ideais para os animais.
Por G1 Grande Minas