Milhares de cães e gatos vivem em condições precárias em todo o mundo. Na maioria dos casos, os bichos são abandonados pelos próprios donos e vagam pelas ruas livremente colocando em risco a integridade física da população. Em Montes Claros a situação é semelhante a dos grandes centros.
Mas uma medida que será apresentada por um especialista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no I Fórum Municipal sobre Controle Populacional de Cães e Gatos, no dia 30/03, a partir das 8h, no Auditório do Bloco C do ICA/UFMG, pretende ampliar o debate sobre a necessidade de implantação de um Centro de Triagem na cidade.
O estudo foi apresentado anteriormente pelo professor Délcio César Cordeiro Rocha numa das reuniões do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Norte de Minas (NIEA-NM). Na ocasião, o professor mostrou detalhes do projeto e sua viabilidade de implementação na cidade. Há previsão que outras cidades da região também sejam assistidas pela proposta.
Em tese, tal centro vai elaborar uma gestão específica para controlar a população de cães e gatos na cidade, que cresce de maneira assombrosa e desordenada a cada ano. O autor da proposta fez um levantamento minucioso em vários bairros da cidade. O resultado dessa pesquisa será apresentado no dia 30/3. Segundo ele, a iniciativa pretende não só inibir a insensibilidade dos donos, mas criar um Conselho Gestor Municipal de bem-estar animal.
“A partir desse primeiro encontro, pretendemos elaborar um documento com reivindicações e sugestões que serão encaminhadas, prioritariamente, à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Convidamos todos para participarem desse debate, como representantes de universidades e faculdades, zootecnistas, veterinários, criadores, donos de animais e ONGs”, destaca o professor.
SERVIÇO
Data: Sexta-feira 30/03
Horário: 8h as 12h30
Local: Auditório do Bloco C do ICA/UFMG
Valor da inscrição: R$ 10,00
Mais informações: Professor Délcio César (38) 8814-5516 | (38) 9112 -9211