Ação da polícia em conjunto com órgãos ambientais foi desenvolvida no mês de abril no Noroeste de Minas.
Reportagem: G1 Grande Minas – MG Inter TV 2ª Edição
A Polícia Militar de Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira (7) o balanço oficial de uma campanha desenvolvida pelos militares em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e secretarias de meio ambiente de oito municípios do Noroeste de Minas. A ação, que começou no dia nove de abril em algumas cidades, teve por objetivo conscientizar os moradores a devolverem voluntariamente animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro, sem cobrança de multa.
Para os militares, além da consciência ambiental, a campanha serve de alerta às pessoas sobre as consequências penais e administrativas que podem sofrer em razão da conduta de manter animais silvestres em cativeiro. A multa administrativa que pode ser gerada por criar animais irregularmente, como papagaios, araras e periquitos, é de até R$ 17.232,20.
Foram envolvidos na campanha os municípios de Unaí, Arinos, Buritis, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Paracatu, João Pinheiro e Vazante. Os animais foram entregues voluntariamente na sede da 16ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Unaí até o fim do mês de abril.
Os animais devolvidos pela população foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), de Brasília (DF), onde receberão os devidos cuidados.