Semana Nacional de controle e prevenção vai ter exposição, palestras e material educativo nas escolas
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de prevenção à leishmaniose com a “Semana Nacional de Controle e Prevenção da Leishmaniose/Calazar”.
Entre os dias 17 e 21 de agosto, sempre entre 8 e 11 horas, serão realizadas exposições com stand educativo e serviço de encoleramento de cães em diversos bairros da cidade. No dia 17, a iniciativa estará na quadra da Vila Mauriceia.
No dia 18, na quadra do bairro Vila Oliveira. No dia 19, no bairro Santa Cecília. Na quinta-feira, dia 20, será a vez do ESF do bairro Tancredo Neves receber as ações e, no dia seguinte, o ESF do Vila Tiradentes.
Em sua programação, a “Semana Nacional de Controle e Prevenção da Leishmaniose/Calazar” ainda prevê a realização de palestras educativas, no dia 13, na Escola Municipal Secundino Tavares e na creche da Vila Oliveira; e, no dia 21, na E. M. Benjamim Versiane.
A leishmaniose, também conhecida como calazar, é uma doença grave que pode levar a morte tanto o homem quano seu cão. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde e o CCZ pedem que os moradores participem evitando o acumulo de materiais orgânicos em decomposição com consequente redução da infestação pelo mosquito palha.
Fonte: O Norte