A cidade de Montes Claros ganhará uma Unidade Móvel de Castração de Animais, doada pela ONG coordenada pelo deputado Noraldino Junior, que na sexta-feira a noite se reuniu com o prefeito Humberto Souto e anunciou o beneficio. No mesmo dia, durante a tarde, foi realizada audiência da Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais, para apurar denúncia de maus tratos em Montes Claros. Os protetores de animais de queixaram de que a castração deixou de ser realizada na cidade e pediu a retomada dos trabalhos. O problema é que as clínicas particulares, contratadas pela Prefeitura, cobram até R$ 400,00 por animal castrado, enquanto essa Unidade Móvel cobrará no máximo R$ 150,00.
A audiência pública foi realizada em Montes Claros em razão da grande quantidade de denúncias de maus tratos aos animais. A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Montes Claros, Aluísia Ribeiro, afirmou que as denúncias estão sendo apuradas, mas até o momento nada foi encontrado.
Durante a reunião com o prefeito Humberto Souto frisou as dificuldades encontradas pela administração municipal, mas acha viável essa parceria com as ONGs que atuam nesse setor para receberem essa Unidade Móvel de Castração, visando atender as demandas de Montes Claros.