O projeto que dispõe sobre a definição de maus-tratos aos animais, foi protocolado na Câmara Municipal de Montes Claros, no último dia 09.
A proposta é de autoria do Vereador Valcir da Ademoc (PTB), e tem como objetivo estabelecer ações ou omissões que atentem contra a saúde, integridade física ou mental do animal.
No projeto tem 31 ações que são consideradas maus-tratos, caso a proposta seja aprovada pela Casa Legislativa, haverá multa de até R$3 mil para quem de alguma forma maltratar qualquer espécie animal.
Uma das formas de diminuir o número de animais abandonados em Montes Claros, é construção do centro de castração – sede que será instalada no terreno do Centro de Controle de Zoonose – CCZ. O Vereador Valcir esteve em reunião com o prefeito em exercício, Zé Vicente, que garantiu que o projeto sairá do papel ainda neste ano.
Desde o mês de julho desde ano, o CCZ está recolhendo os cães das ruas e efetuando a castração em duas clínicas veterinárias que venceram o processo de licitação. O processo é realizado em etapas: com os cães já dentro do CCZ, é feito primeiramente o teste de leishmaniose – caso dê negativo, os animais são vacinados (vacina antirrábica), vermifugados, castrados e microchipados. Devido o grande número de cães abandonados, o CCZ ainda não tem estrutura para abriga-los, por isso, os animais recolhidos são devolvidos às ruas.
Fonte: Jornal Montes Claros