Município irá criar grupo integrado de preservação ambiental

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, por meio do decreto nº 3528/17, autorizou a criação do Agrupamento Tático Ambiental da Guarda Municipal, que irá atuar na prevenção e repressão aos crimes e infrações ambientais. A criação do grupo vai permitir com que a Guarda auxilie a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no combate às infrações tanto na esfera administrativa quanto na penal.

Mostrando o compromisso da Administração com a efetividade das políticas ambientais, o grupo deverá potencializar a preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental do município. O Grupamento Tático Ambiental será composto por um mínimo de dezesseis agentes e dois Inspetores da Guarda Municipal, devidamente capacitados para atuação na área.

A expectativa é de que a parceria entre Secretaria de Defesa Social e a Secretaria de Meio Ambiente efetive políticas de preservação de bacias hidrográficas, reservatórios, rios e córregos, além de atuar na garantia da correta ocupação do solo nas reservas municipais, garantindo um ambiente ecologicamente equilibrado.

Para assegurar a efetividade nas ações, as equipes ambientais da Guarda Municipal deverão atuar na restrição de ações danosas ao patrimônio ambiental, prestando apoio aos agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. As equipes da Guarda Municipal que darão apoio ambiental também irão manter o trabalho na preservação do patrimônio público do município.

Por Prefeitura de Montes Claros