A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) recebeu, na última nesta terça-feira (12/1), um carregamento de 400 doses de vacina antirrábica humana, que foi liberado para o Governo do Estado pelo Ministério da Saúde. No final do segundo semestre de 2015, a distribuição da vacina em cultivo celular ficou comprometida, porque somente em outubro o Ministério recebeu estoque importado de outros países. Após a chegada do carregamento, o imunobiológico ainda teve que passar por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para então ser distribuído aos Estados.
A SRS avalia que, a partir do reinício da distribuição da vacina por parte do Ministério da Saúde, a tendência é que os estoques se normalizarão nos Estados e, consequentemente, também nos municípios. A princípio, as 400 doses de vacina recebidas pela SRS constituirão estoque estratégico para atendimento de pacientes que já estejam em tratamento nos 53 municípios que compõem a área de atuação do órgão. Novos casos de pessoas que venham a precisar do uso da vacina antirrábica continuarão sendo informados pelas secretarias municipais de saúde à Superintendência Regional de Montes Claros, que fará avaliação de cada caso e providenciará a liberação da vacina conforme os critérios do Ministério da Saúde.
O estoque estratégico é importante para garantir o atendimento dos pacientes em situações consideradas graves, entre elas o envolvimento de pessoas em acidentes com animais silvestres, animais domésticos de interesse econômico ou de produção e com cães e gatos que não sejam passíveis de observação ou que morreram, desapareceram ou se tornaram raivosos durante o período de observação.
COBERTURA VACINAL
Durante a campanha de vacinação contra a raiva, realizada no segundo semestre do ano passado, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros atingiu percentual de 104% de imunização de cachorros e 93,10% de gatos. O número de cachorros vacinados superou a estimativa inicialmente prevista e, por isso, os resultados da campanha ficaram acima do que é preconizado pelo Ministério.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros estima que o estoque inicial de 400 doses de vacina é suficiente para atendimento da demanda regional por período de um mês. Por isso, permanece a orientação repassada às secretarias municipais de saúde de observação de cães e gatos envolvidos nas agressões, por prazo de dez (10) dias, visando o uso racional de vacina e soro.
Fonte: JN Notícias