Policiais militares receberam denúncia e foram até a zona rural de Januária para averiguar as informações. Uma veterinária acompanhou a ocorrência e avaliou que as espécies precisam de cuidados, já que estavam bastante debilitadas.
A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou 150 papagaios-verdadeiros, 45 araras-canindé, cinco trinca-ferros e um sofrê, em Januária, nessa sexta-feira (22). Mais de R$ 4 milhões em autuações foram aplicados.
Os policiais chegaram ao local, na comunidade de Tabua, após denúncia anônima e encontraram as 201 aves em cativeiro irregular, com sinais de maus-tratos. Uma veterinária acompanhou a ocorrência e avaliou que as espécies precisam de cuidados, já que estavam bastante debilitadas.
Segundo a PM, um homem, de 57 anos, e uma adolescente, de 17, estavam no imóvel e foram autuados em flagrante. Cada um recebeu uma infração no valor de R$2,3 milhões. A suspeita da PM é de que eles vendiam os pássaros em outras cidades, como São Paulo.
Os dois suspeitos e a responsável pela menor foram encaminhados à Polícia Civil, em Januária.
As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Montes Claros (MG), onde vão receber atendimento veterinário, para, então, retornar à fauna.
Fonte: G1 Grande Minas