Policia Civil estuda criação do Núcleo da Violência Animal

A Polícia Civil está estudando a criação do Núcleo de Atendimento aos Crimes Contra Animais, em Montes Claros, para atender a demanda das entidades que atuam na proteção de animais. O delegado Raimundo Nonato Gonçalves, chefe do 11º Departamento da Policia Civil, que cobre todo Norte de Minas, recebeu uma comitiva de veterinários e cuidadores de animais, terça-feira a tarde, quando recebeu a reivindicação da criação da Delegacia Especializada de Proteção aos Animais. Ele descartou a possibilidade, sob o argumento de falta de efetivo para atender essa demanda. Somente Belo Horizonte conta com uma Delegacia Especializada.

Porém, o delegado acredita que poderá ser criado o Núcleo de Atendimento aos Crimes Contra Animais, que ficará responsável por atuar somente nesse assunto e exigirá que sejam nomeados um inspetor e agentes da Policia Civil. Ele está aguardando a reforma do prédio da Delegacia Regional em Montes Claros para definir a localização desse núcleo, além do remanejamento de policiais. Os veterinários foram à reunião acompanhados do vereador Eduardo Madureira.

O principal argumento para viabilizar esse Núcleo de Atendimento é a grande quantidade de animais soltos nas ruas de Montes Claros, que são vitimas de agressão, além do Norte de Minas ser rota do tráfico de animais, com os infratores utilizando a BR 251 para levarem os animais do Nordeste para o Sudeste ou mesmo saindo do Vale do Urucuia para atender até mesmo o mercado internacional.

Fonte Gazeta Norte Mineira