Polícia Civil promove ação pelo “Dezembro Verde”

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na tarde dessa sexta-feira (20/12), uma ação institucional para tratar de questões relacionadas ao crime de maus-tratos a animais. A ação integra o “Dezembro Verde”, mês escolhido para conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades em relação ao abandono de cães e gatos, entre outros animais.

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o número de denúncia via 181, em Minas Gerais, aumentou cerca de 20%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, o canal recebeu mais de 4 mil denúncias e, até novembro de 2019, o número ultrapassa 4,5 mil.

De acordo com a delegada Carolina Bechelany Batista da Silva, titular da Delegacia Especializada em Investigação de Crime contra a Fauna, esta semana foi de grande avanço para a causa animal. “A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre maus-tratos a animais aprovou a segunda versão de um substitutivo para aumentar a pena de quem abusa, fere ou mutila animais. Pelo texto, a pena passará a ser de dois a cinco anos de reclusão e multa. Atualmente, é de três meses a um ano de detenção e multa” ressalta.

O superintendente de Polícia Técnico-Científica, médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos, explica a importância da ação. “Nesta época do ano, temos o conhecimento de que muitas pessoas acabam abandonando seus animais. Precisamos conscientizar as pessoas dos cuidados que os animais precisam e merecem” destacou.

ADOÇÃO | A PCMG ressalta ainda que o Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) possui um projeto da “Lista de Adotantes”. Pessoas interessadas em adotar animais vítimas de maus-tratos podem entrar em contato com a delegacia para fazer o cadastro e logo após adotar algum animal resgatado em operações policiais.

Fonte: Por ASCOM-PCMG