População de cães de Montes Claros (MG) ultrapassa 60 mil

A população canina de Montes Claros (MG) é atualmente de 62.157 cães e 13.985 gatos. Segundo um dos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses, Joel Fontes de Souza, constantemente um trabalho educativo é feito na cidade com os criadores de cães independente da raça.

Ele revela que diariamente são recolhidos aproximadamente entre 15 e 20 animais.

Sobre os cães da raça Pit-bull, existe uma lei, 16.301/2006, regulamentada pelo Decreto 44.417/2006 para os criadores que não se adequarem a alguns cuidados como por exemplo, o uso de focinheira e a obrigatoriedade do proprietário deste animal ficar a uma determinada distância de escolas.

É importante que o proprietário do cão tenha consciência de ter a posse responsável, não deixando o animal na rua, tomar ainda conhecimento da importância da vacina e dar ao cão também uma alimentação saudável.

Corpo de bombeiros

De acordo com o tenente Hugo, do corpo de bombeiros, está se tornando uma rotina cães pit-bull serem abandonados nas ruas de Montes Claros. – O que acontece é que a pessoa ganha este animal ainda filhote, ele cresce e o proprietário não sabe quais cuidados deve tomar ou não tem condições de criar este animal, sendo assim, eles são soltos nas ruas.

Explica que se o cidadão não tem condições de ficar com o animal, que ele o leve para o Centro de Controle de Zoonoses, pois, é a conhecida carrocinha que faz a apreensão deste animal.

– O corpo de bombeiros só vai em situação que este animal está fazendo algum tipo de ataque a uma pessoa ou outro animal.

Sobre a aplicação de multas, a sargento Elizabeth, salienta que o descumprimento das disposições previstas acarretará ao proprietário a apreensão do animal, e na aplicação de multas no valor de 500 UFEMG (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais) que será cobrada em dobro nos casos de reincidência, quando ocorrer ataque à pessoa pelo animal, será aplicada multa de 1000 UFEMG, dobrada em caso de comprovada lesão corporal e triplicada em caso de lesão corporal de natureza grave.

Fonte: AgroLink