Foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 27, na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, uma reunião para debater a castração de animais e os cuidados com a leishmaniose no município. A reunião contou com a presença de servidores da Secretaria, de cuidadores independentes de animais e de representantes de Organizações Não Governamentais ligadas à proteção dos bichos.
Durante o encontro, os cuidadores pontuaram a importância de um trabalho conjunto de castração e combate à leishmaniose, através de um esforço entre diversos entes. Também foi pontuada a importância de uma campanha de conscientização nos bairros e nas escolas para abordar o assunto. Ainda na reunião foi anunciado que, a partir do mês de setembro desse ano, um veículo específico para castração deverá entrar em atividade no município. O “castramóvel” já foi adquirido pela Prefeitura, com contrapartida de uma emenda parlamentar, totalizando o valor de R$ 220 mil.
O veículo que em breve estará disponível terá capacidade para que até três veterinários atuem simultaneamente. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, o veículo terá uma grande importância na implementação das políticas de proteção aos animais. “Estamos aqui para construir conjuntamente este projeto. O novo veículo será apenas uma das etapas. Através da sugestão de todos os defensores poderemos construir uma ação ampla e eficaz na proteção dos animais”, destacou a secretária.