Nesta sexta-feira, dia 20, a Prefeitura de Montes Claros irá promover uma reunião com os carroceiros da cidade, a fim de encontrar soluções para acabar com o descarte ilegal de entulho e materiais inservíveis em locais inapropriados. O encontro será no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, às 9 horas. Será analisada a ampliação do número de Centros Simplificados para Carroceiros (Cascos) no perímetro urbano, já que o descaso das administrações anteriores com a categoria provocou a diminuição destes locais, apesar do crescimento vertiginoso da população e do setor de construção civil. A situação causou o aumento de descarte irregular em todas as regiões da cidade.
A busca de uma solução para o problema foi determinada pelo prefeito Humberto Souto, que considera a categoria como importante no desenvolvimento social e ambiental de Montes Claros. A Prefeitura quer valorizar ainda mais os carroceiros, dando condições ideais para o trabalho da categoria, bem como solucionar as questões de vulnerabilidade e riscos, inserindo estes profissionais em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.
O presidente da Associação dos Carroceiros, José Aparecido Oliveira, lembra a importância de se encontrar soluções para os problemas enfrentados pela categoria. Frisa que as atividades devem ser organizadas, com direitos e deveres. Ele espera que a medida beneficie não apenas os carroceiros, mas a população em geral.
Além da diretoria da Associação e de carroceiros, participarão da reunião de sexta-feira representantes de várias secretarias da Prefeitura de Montes Claros.