Resíduos Sólidos: Prefeitura e Câmara procuram solução para o problema

A destinação correta dos resíduos sólidos foi tema de audiência pública, na manhã desta quinta-feira (08), no prédio da Câmara Municipal, na Rua Urbino Viana, na Vila Guilhermina. O tema, de interesse da coletividade, atraiu a atenção de autoridades, ambientalistas e lideranças político-comunitárias da cidade e zona rural. Os cerca de 400 mil habitantes de Montes Claros geram em torno de 300 toneladas de resíduos, diariamente, provocando um problema que já se tornou crônico e que influencia tanto na saúde quanto na qualidade de vida do cidadão.

O secretário municipal de Serviços Urbanos (SSU), ex-prefeito de Patis, Vinícius Versiane, lembrou a importância da audiência como forma de debater o assunto e encontrar soluções práticas e teóricas em favor da população. Lembrou as dificuldades iniciais que estão sendo enfrentadas pela atual administração, que recebeu a Prefeitura com maquinário sucateado. “A nossa secretaria possui 17 caminhões coletadores, dos quais somente sete estão funcionando”, exemplificou o secretário, lembrando que em breve a coleta seletiva será uma realidade, assim como a normalização das atividades do serviço convencional. “A situação somente será resolvida, entretanto, com a participação de todos, tanto do poder Executivo, em, parceria com várias secretarias, bem como do Legislativo e, principalmente, da sociedade”, afirmou Vinícius Versiane, salientando que Montes Claros, nesta gestão, está sendo administrada com austeridade, transparência, zelo com a coisa pública, criatividade e dinamismo.

O analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Dênio Iuri Caldeira, destacou a importância da audiência e frisou que a pasta, comandada pelo secretário Paulo Faria Ribeiro, está empenhada na efetivação do Plano Municipal para destinação dos Resíduos e que o assunto é de suma importância, merecendo ser debatido para o encontro de solução ideal. “A meta da Secretaria é atuar com eficiência e em parceria, para somar esforços e atender anseios da sociedade”, afirmou.

O vereador Soter Magno, proponente da audiência, agradeceu a participação dos diversos segmentos da sociedade e admitiu ser preciso mais prática do que discursos. “Vamos colocar a legislação para funcionar de uma vez por todas”, afirmou o vereador, lembrando que a situação é preocupante e que a população merece uma resposta rápida. O parlamentar chegou a exibir um vídeo para que os participantes da audiência tivessem maior consciência sobre a gravidade do assunto.

Por Prefeitura de Montes Claros