Foi determinado, nesta segunda-feira (27), que o zoológico de Montes Claros será extinto e a área será integrada ao Parque Municipal Milton Prates. Os 114 animais serão transferidos para outros zoológicos do Brasil.
A decisão foi discutida e anunciada em uma reunião do secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, com IEF, IBAMA e ONG AVE. À organização, a decisão foi recebida com indignação, que conseguiu o CNPJ para gerir o Zoológico e o Parque.
Segundo o secretário, diante do gasto médio de R$ 200 mil, não seria possível continuar como estava. Ele propôs que os ambientalistas procurassem o modelo de gestão do zoológico de Nova Iorque ou mesmo do Ibirapuera, em São Paulo.
“A função do Ibama nesta decisão é de fiscalização. Vamos receber o comunicado do fechamento do zoológico pela prefeitura e até remover o último animal, eles ficam sob responsabilidade da prefeitura. Desde 2015 o processo de licenciamento do zoológico de autorização vigora. Tentamos com a administração a adequação da estrutura para melhorarmos o local”, explica o chefe substituto do Ibama, Daniel Felipe Dias, chefe substituto do Ibama Montes Claros.
A superintendente regional do IEF, Margareth Caires afirmou que é necessário que a Prefeitura assuma a responsabilidade do fechamento e comunique à sociedade que a decisão foi tomada por questões financeiras.
Por Webterra